18 julho, 2012

Homenagem ao Ir.Paulo (Carmo) Freitas,obl.OSB

Nesse mês de julho, tivemos a notícia inesperada da páscoa de nosso oblato Irmão Paulo, Carmo Antônio de Freitas, no dia 2, segunda-feira.
Na véspera, havíamos iniciado o nosso retiro anual e recebemos a notícia pela manhã, em mensagem deixada na secretária eletrônica.
Nossa Mestra dos Oblatos, Irmã Maria Letícia e eu fomos ao velório, uma vez que estávamos impossibilitadas de ficarmos para o enterro.
Foi um momento marcante podermos abraçar nossa oblata Irmã Escolástica, Fátima Sena Freitas, sua esposa, e seus filhos, sua mãe e seus familiares! Pairava no ar uma paz e uma serenidade intensas e tudo refletia as virtudes desse nosso tão querido irmão: um grande fervor, uma fé visível e forte, a beleza com que tudo era vivido; a sobrenaturalidade com que era realizado esse momento de oração e de saudade.
Pode-se até dizer que havia no fundo uma alegria verdadeira, de poder oferecer a Deus aquela vida tão fecunda, tão intensamente vivida pela causa do Evangelho, tão evangelizadora e comunicadora dos valores evangélicos; uma vida tão acolhedora, que não cessou de levar muitos para a Santa Igreja que tanto amava.
Só podemos agradecer ao Pai pela vida e pelos exemplos desse nosso irmão, pelo rastro de luz que deixou para todos aqueles que o conheceram; pela sua bondade e generosidade; pelo seu dinamismo e sua vida de oração e de amor pela Palavra de Deus.
                               Sim, Irmão Paulo, como seu patrono você também pode dizer:

“Combati o bom combate,
terminei a minha carreira,
guardei a fé.
Desde já me está reservada
a coroa da justiça,
que me dará o Senhor, justo Juiz,
naquele Dia.” (2Tm 4,7)

“Sou agradecido para com aquele que me deu força,
Cristo Jesus, nosso Senhor,
que me julgou fiel,
tomando-me para o seu serviço”. (1Tm 1,12)

A Ele a glória pelos séculos dos séculos! Amém!

Que pela intercessão da Nossa Senhora do Carmo (celebrada em 16 de julho, data de seu nascimento) e o exemplo desse nosso irmão, Deus nos ajude, cada dia “a nada absolutamente antepormos a Cristo -  que nos conduza juntos para a vida eterna” (RB 72, 11s).

Madre Martha Lúcia Ribeiro Teixeira,OSB e Comunidade do Mosteiro Nossa Senhora da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a Benção de Deus, agradecemos seu comentário!
Se deixar contato, retornaremos.

Mosteiro Nossa Senhora da Paz

Mosteiro Nossa Senhora da Paz
As Monjas do Mosteiro Nossa Senhora da Paz são herdeiras de uma grande tradição. Como os Apóstolos conviviam com o Senhor, assim as monjas vivem para ele, que as faz participar de sua vida divina!

Vida Monástica

Vivendo em comunidade o mistério da vocação cristã que as torna filhas de Deus e Irmãs em Cristo, as monjas têm um profundo relacionamento fraterno. Cada irmã tem a sua função própria e põe em comunhão seus talentos, habilidades e esperanças, a serviço de todas, na alegria de doação.
Juntas rezam, juntas trabalham, juntas estudam e se creiam. A comunidade não é apenas um meio humano para o crescimento das irmãs, mas possibilita comungar da vida de Deus, de quem ela assgura, a seu modo, a presença e a ação.

Postado por Fatima Freitas