Santa Escolástica, i
rmã gêmea de São Bento, pai do monaquismo, ela nasceu em 480 na Cidade de Núrsia, na Úmbria (região central da Itália) de família nobre, e perdeu sua mãe no parto.
Fundadora de Ordem religiosa com mais de 14 mil conventos, a irmã gêmea de São Bento foi exemplo de espírito hierárquico.
Santa Escolástica — Cuja festa celebra-se a 10 de fevereiro — constitui magnífico exemplo de espírito hierárquico, amando as desigualdades queridas por Deus, voltada para as mais altas cogitações e praticando pureza ilibada.
Logo depois que seu santo irmão abandonou o mundo e foi para a gruta de Subíaco (próxima de Roma), imitou-o, guardando a virgindade, e levando vida de oração e recolhimento.
E quando São Bento fundou a Abadia de Monte Cassino, Santa Escolástica, acompanhada de muitas outras virgens, foi procurar o irmão para pedir-lhe conselho.
Rigor de São Bento
Tal era a vigilância de São Bento que não permitia a nenhuma mulher entrar no Mosteiro, nem mesmo sua irmã. Assim, atendeu-a do lado de fora, e indicou-lhe o fundo de um vale como local para ali se estabelecer com suas filhas espirituais.
Apesar de Santa Escolástica ser sua irmã, o Santo Patriarca permitia ser visitado por ela apenas uma vez por ano. A santa aceitava essa restrição com espírito humilde e submisso.
Para tais conversas São Bento ia sempre acompanhado por monges e Santa Escolástica por monjas. Exemplo de castidade ilibada, meticulosa e vigilante da parte de ambos os santos.
Postado por Fatima Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Com a Benção de Deus, agradecemos seu comentário!
Se deixar contato, retornaremos.